sábado, janeiro 10, 2015

Quilómetros e... quilómetros

Replico aqui o "post" que publiquei ontem no Facebook, para os não aderentes a esta rede social.

O desafio, ou espécie disso, que o camarada Francisco Oliveira (Chico) lançou há dias aqui, instando a que os seguidores deste Grupo praticantes de ciclismo divulgassem o pecúlio total de quilómetros em 2014 (referindo-o no espaço dedicado nesse post), tem tanto de ingénuo e até de algum lirismo, como de atrevido e ousado. Desde logo, só por estes motivos teve muito mérito. Mostrou (confirmando o que se sabia) que a revelação da quilometragem pessoal constitui, para muitos, um... tabu a preservar, como se fosse o segredo do sucesso. Diz-se do sucesso, porque foram os que, previsivelmente, mais quilómetros têm no odómetro que não responderam ou fizeram bluff, enquanto os que menos batem a estrada/trilhos fizeram despudorado gáudio do fraco pecúlio, atitude que não se deve desvalorizar como justificação (também corriqueira) das suas eventuais debilidades.
De qualquer modo, do "inquérito" conclui-se uma verdade mais ou menos lógica: o volume coincide quase sempre com mais rendimento. No entanto, terão faltado ao repto alguns consagrados do nosso pelotão e da competição que, prevendo terem em comum serem papa-quilómetros, a sua revelação poderia explicar a importância das diferenças de capacidade ou de metodologia de treino, por vezes mínimas mas determinantes, comprovadas no respetivo rendimento/resultados e/ou consistência ao longo da temporada. Além de que poderia ajudar os menor "preparados" a esclarecer (mais) cabalmente as razões (uma das) das discrepâncias que se revelam aos domingos; e até suscitar dúvidas interessantes... - além de que seria, como se percebeu pela relevância do "segredo", um ato de... coragem.

3 comentários:

Rui Torpes disse...

Sr Ricardo
em modo de brincadeira eu coloquei
um post com os nº 6969 na realidade eu nao dou importancia aos km que faço mas posso dizer que em 2014 passei cerca de 800horas em cima da " burra "
Abraço
Boas cavalgadas.

Pedro Fernandes disse...

Boas, boas
Bom subject, aahhh
No entanto lanço um repto, para quando um artigo acerca do Gás Natural Veicular??
De certeza com um carburante diferente e ecológico a malta passava a andar mais e melhor, AAAHHH
Onde e porquê fui buscar este pensamento para este post ???!!!
Chegas lá Ricardo???
Domingo falamos, aaahhh, zzz...
Pedro Fernandes (Carregado)

Ricardo Costa disse...

Aí está, um grande número,camarada Torpes! Registo com apreço teres sentido em "foco" no meu post. ;)
Bem sei que atletas do teu nível não olham aos quilómetros como regulador do estado de forma, nem isso deverá especial importância para a maioria dos outros. No entanto, 800 horas dizem muito, mesmo que a diferença para as minhas 655 seja muito mais do que... 145! Há muito bom treino, competição e certamente melhores capacidades físicas por trás da nossa diferença de «performance». E aqui residia o interesse (entre outros)do desafio do Xico.

Abraço