segunda-feira, dezembro 29, 2014

Calendário de 2015



Aí está o calendário para a temporada de 2015!

A época que se avizinha tem algumas novidades, embora mantendo o esquema dos últimos anos, com as Voltas domingueiras, as mais competitivas Clássicas (as nossas e as de outros grupos...) e os Granfondo que conquistaram lugar no alinhamento.

Renova-se e, mais, reforça-se, na próxima temporada (ano), o desafio de participação nos Granfondo/Skyroad, que serão mais, elogie-se! O pioneiro Skyroad da Lousã (que transitou de outubro para setembro, dia 13) e o da Serra da Estrela (12 julho), o Granfondo do Gerês (14 de junho) e do Douro (3 de maio), além do estreante Granfondo do Algarve (já no dia 21 de fevereiro).

 A 'natureza' do calendário-2013 mantém-se, embora com algumas estreias: nos primeiros três meses, três voltas grandes em terreno plano antes das Clássicas: logo a primeira do novo ano, no dia 4, de Coruche (Salvaterra), com 152 km (ver percurso) depois o «Caldas 160», no dia 8 de fevereiro (que reproduz a que foi realizado no passado dia 14 de dezembro, com aprox. 160 km); e no primeiro domingo de abril, o Coruche (Grande, por Benfica do Ribatejo), com 176 km (ver percurso).

Neste primeiro trimestre da temporada, mantém-se outras Voltas que se estrearem com sucesso em 2014, com percursos já mais exigentes e estimulantes, como o Ericeira-Assafora (dia 22) e a Voltinha Saloia. Para a malta testar o trabalho desenvolvido há já alguns meses.

A primeira Clássica, a de Santarém, está marcada para o primeiro domingo de março (dia 1), e a segundo, será a rainha, de Évora, três semanas depois (dia 22), e o mesmo intervalo para a terceira, de Santa Cruz (12 de abril).

Ainda em abril (19), teremos a primeira incursão a Montejunto (por Vila Verde), se possível em comum com a Clássica dos Duros do Pedal. Um mês depois, após o Grandfondo do Douro, a estreia da volta das «Três Grandes» (dia 17; ver percurso) e uma semana depois, o célebre Roteiro dos Muros (24), e finalmente a Clássica Pina Bike, a fechar um ciclo exigente que poderá servir de preparação, para o Douro e o Gerês.

Em julho, o rei dos Skyroad, da Serra da Estrela, e a terminar, cá no burgo, a Clássica do Cartaxo (dia 26). Em agosto (dia 23), para muitos, mês de férias grandes, destaque para a Clássica de Montejunto, por Pragança (certamento com os camaradas dos Duros do Pedal).

Em setembro haverá o Skyroad da Lousã, e em outubro, a Clássica dos Campeões, antes de se encerrar a temporada com o tradicional Livramento-Óbidos, organizado pelo camarada Paulo Pais (ainda com data indefinida).

 

  


Sem comentários: