quinta-feira, agosto 07, 2014

Crónica da N. Sra. Ajuda e percurso da Carnota

Volta da Nossa Sra. Da Ajuda com um pelotão numeroso e com excelente nível que elevou bastante o grau de exigência. No terreno plano inicial, entre Sacavém e Vila Franca, fases de grande velocidade, destacando-se os trabalhos de Augusto Vitorino, Jony Martin (Santos), João Silva, Rui Torpes e Ricardo Gonçalves. Depois, na abordagem ao Alto do Agruela, surpreendente iniciativa do Mário Kiryenka, que levou o pelotão a um ritmo de respeito, e já seletivo, no que foi rendido pelo... Freitas, que manteve e até meteu 'um nível acima' até à entrada do último km. Apenas um reparo ao seu bom trabalho: poderia ter sido menos forte e mais duradouro, por exemplo ao nível do que o Mário acabara de fazer; acima de tudo porque era a primeira subida do dia... Ao topo já chegou um grupo restrito.
E o ritmo não aliviou na ligação a Arruda. Todavia, a entra na Mata foi muito mais branda. Só após as 'casas' aumentou, pelo Augusto. Então, o grupo foi-se fracionando até ao alto, mas com diferenças escassas.
A seguir, descida rápida para Santiago dos Velhos e estávamos na rampa de Nossa Sra. da Ajuda, realizada com moderação. E no alto, a informação que o Ricardo Gonçalves tinha furo ainda à saída de Santiago. Então, eu e o Torpes descemos em auxílio e quando o "resgatámos" fui eu o acidentado: um cão tresloucado e sem a devida responsabilidade do seu dono, que o libertou sem cautela, abalroou-me literalmente. Felizmente e com sorte por ir devagar, resultou apenas uns arranhões nos cromados.
Em seguida, os três fizemos a ligação a Bucelas e ao Freixial, para subir Ribas. Estava a sentir-me bem e ti o andamento na fase inicial, até Ribas de Baixo, mas depois os meus parceiros tomaram o controlo das operaçõs e tive de cerrar os dentes nas suas rodas, só perdendo o contacto após a curva grande do parque de Montachique. No alto, os restantes do grupo aguardavam-nos.
Reunidos, descemos a toda a velocidade para Fanhões em direção a Loures, com um final musculado em S. Roque, onde o Augusto, o João Silva, Duarte Salvaterra e o Ricardo Gonçalves mostraram mais chispa, mas até às bombas, o Jony Martin e eu ainda fechámos os espaço.
Grande jornada, em que continuei a sentir evoluções e apesar do contacto com o asfalto.


DOMINGO, VOLTA DA CARNOTA - COM ALTERAÇÃO NO PERCURSO

No próximo domingo, Volta da Carnota, com ALTERAÇÃO AO PERCURSO, pelo motivo de a estrada, a partir dos Cadafais para a Carnota, estar cortada devido a obras. Assim, o PERCURSO segue do Carregado até Alenquer e sobe por Perrotes (subida conhecida) e depois do alto liga-se a Santana da Carnota, para a subida final. Mais tarde, a seguir ao Sobral, desce-se pela CABEDA, para a estrada de Sapataria e acaba-se na subida de Montachique (desde Vale de S. Gião). Alerte-se, ainda, que, no início, a partir de Alverca, sobe-se A-dos-Melros e desce-se por A-DO-FREIRE-S. JOÃO DOS MONTES, para ALHANDRA.

Sem comentários: