quinta-feira, novembro 28, 2013

Domingo: Marginal-Alcoitão

A volta do próximo domingo é a da Marginal-Alcoitão. O percurso é o seguinte.

quinta-feira, novembro 21, 2013

Crónica de A-dos-Arcos e domingo para a Lezíria do Tejo

A reter da volta do passado domingo, A-dos-Arcos: pelotão bastante numeroso, a refletir interesse igualmente de muitos na preparação da próxima temporada e ritmo mais uma vez adequado à pré-época.

Andamento de cruzeiro que não foi de passeio na primeira metade do percurso até ao Carregado (km 35), imprimido desde o início e quase sempre pelo Jony, apenas com algumas parcerias esporádicas. Pedalada consistente e duradoura, a deixar todos os outros a beneficiarem do seu muito bom ritmo. Será que teremos, em breve, de volta o homem mais rápido?

Após o «coffee break» no Carregado, relevo mais acidentado, para Arruda, com a necessidade de se proceder a recolagem devido a saída antecipada e/ou arranque tardio do local. Eu nestes últimos, a «experimentar» boas sensações. Antes de Arruda, pelotão compacto.

A caminho de Pontes de Monfalim, pequenos cortes a demonstrar as diferenças de estado de forma ou/e mais empertigamento de uns nesta fase prematura da temporada, mantiveram a intensidade num patamar superior ao da primeira metade do trajeto. Na entrada na subida para A-dos-Arcos o Freitas impôs um ritmo muito bom, levando-me na roda (já o fazia desde a reta da Fresca), antes de ser rendido já depois da aldeia da Batalha (fase em que a subida de acentua) pelo Carlos do Barro, também com muito bom nível (seria a volta do regresso das antigas glórias?!).

E eu na roda deste, o que acabou por ser uma espécie de doce com sabor... a fel, quando também este concluiu o seu desempenho. Digo-o, sem críticas! Pelo contrário, com saudosismo da minha parte pelos intervenientes em questão. (Nem mais a propósito, ao início da manhã o Carlos recordara-me com satisfação algumas cavalgadas em tempos idos do grupo que ficaram gravadas na memória. Ai aquela «tática» para Montejunto!...).

Com o pelotão cada vez mais estirado, o trepador do Barro deixou-me com o «andamento nas mãos», pois estava longe de ser pretensão minha elevar a intensidade, pelo menos durante o tempo que restaria até ao alto. Mas nestas coisas...

Levei até cerca de 1 km do cume, quando o André saiu de trás e adiantou-se, levando na roda o Tiago Pereira, outro jovem com muito «pedal». O Bruno, sempre lá, tentou ir no encalço do duo (e ainda me desafiou a segui-lo, mas rapidamente o esclareci que já tinha sido demais...) e ficou em posição intermédia. Acabámos por nos juntarmos até ao alto, onde os dois da frente também não chegaram com grande vantagem, não mais de 15 segundos – e o Tiago a parecer (a mim) mais fresco do que o André.

Igualmente a mostrar os níveis de forma díspares num pelotão tão numeroso como aquele, foi a chegada a conta-gotas dos restantes e o significativo atraso dos mais demorados. No entanto, reforço (admitindo...) que muito mais do que a boa disponibilidade física, normal por não ter feito pausa invernal, não estava nos meus planos para o dia elevar tanto a pulsação. Portei-me mal e já me castiguei. À escola antiga. Dando a mão à palmatória!

Neste fim de semana (dia 24) iremos para a lezíria do Tejo, por Benavente. Refiro-me à estrada campestre que liga esta vila à reta do Cabo, junto à antiga estalagem do Gado Bravo. Eis o percurso     

quinta-feira, novembro 14, 2013

Domingo: A-dos-Arcos

Para «queimar» as calorias do jantar-convívio de sexta-feira, a volta do próximo domingo é a de A-dos-Arcos, quase sempre a rolar... O percurso já é conhecido de outros anos e tem como particularidade dar-se a volta na Azambuja (1.ª rotunda), além, é claro, da subida para A-dos-Arcos, com cerca de 3,5 km a uma inclinação suave (apenas o piso não está muito famoso), após a ligação Carregado-Arruda.

sexta-feira, novembro 08, 2013

Jantar de final de época no dia 15

O jantar de convívio de final de época vai realizar-se no dia 15 de novembro, sexta-feira, no restaurante Cantinho d'Arruda.
Inscrições até ao dia 13, incluíndo sinal de 10 euros (na loja Pina Bike).

quarta-feira, novembro 06, 2013

Crónica da Volta do Camarnal e Volta do próximo domingo

No último domingo, voltinha «higiénica» com passagem pelo Camarnal. Terreno plano e ritmo bastante moderado que só após a Arruda e principalmente na descida de A-do-Barriga para Alverca foi mais do que isso... Então, à maneira de quem gosta de altas velocidades, numa descida que exige pedal e pouca técnica (minimizando os riscos).
Nota-se que a maioria da malta (ainda ou já...) tem carga nas pilhas, mas conteve-se, permitindo que o pelotão, bastante numeroso rolasse compacto quase toda a tirada, com diversos elementos que o integravam «seduzidos» pela perspetiva de que o andamento fosse acessível ou conforme as suas pretensões.
E assim se aproveitou tranquilamente cerca de 3h30 de uma manhã ensolarada com direito a paragem para café no Carregado.

Volta para o próximo domingo, dia 10. Percurso: Tojal, Bucelas, Forte de Alqueidão, Sobral, Merceana (Aldeia Gavinha), Alenquer, Carregado, Vila Franca, Alverca, EN10 até Sacavém, Apelação, Frielas, Loures