terça-feira, setembro 24, 2013

Clássica Pina Bike - antevisão


No próximo domingo é a Clássica Pina Bike, a penúltima da temporada. O PERCURSO, como se sabe, todos os anos é diferente, sendo, que este, não deixará de ter todos os condimentos para uma interessantíssima jornada domingueira.

Não se espere grande distância, mas apenas 105 km. De qualquer modo, com cerca de 1400 metros de acumulado num trajeto para todos os gostos, o mais completo possível. No último sábado, eu e o Jorge metemo-nos à estrada para o «validar» e confirmaram-se as melhores expectativas. Verificou-se que é um traçado exigente mas ao mesmo tempo rápido, uma vez que, apenas os dois, realizámos uma média superior de 29 km/h a bom ritmo, por isso um pelotão forte irá superar, com certeza, a barreira dos 30 km/h.

Em linhas gerais, o percurso arranca em direção a Bucelas e subida para o Forte de Alqueidão (a primeira do dia), desce imediatamente por Cabêda para a estrada da Sapataria, e logo após esta subida (2.ª), à direita para o Milharado até à Venda do Pinheiro (3.ª subida). Prossegue para a Malveira, desce para Vila Franca do Rosário e para o Gradil (4ª e 5ª subidas). Uma vez no alto, na Murgueira, vira-se à direita para a estrada da Picanceira, até à rotunda nova (da via rápida), seguindo em frente para Monte Bom/Sto. Isidoro. Descida lindíssima até ao vale e nova ascensão a partir de Sto. Isidoro (6.ª), para a estrada da Ericeira/Mafra – à esquerda para esta vila. De Mafra para a Carapinheira e Alcainça, onde se segue EM FRENTE para a ESTAÇÃO, e continuando, até à Ribeira dos Tostões, para a derradeira subida (7.ª), talvez a única desconhecida da maioria: 1,2 km a uma inclinação média de 6,2% mas com a primeira metade bem dura: a mais de 10%. A subida «entronca» na estrada Pero Pinheiro/Negrais (à esq.) para esta localidade e em frente até Sta. Eulália. Restará descer para Ponte de Lousa e subir o topo de Guerreiros, para «baixar» de novo em direção a Loures.

Recomenda-se que todos os esforços intensos terminem no topo de Guerreiros, para evitar «correrias» na perigosa e congestionada descida para Pinheiro de Loures/Barro/Loures. Esta deve ser feita... tranquilamente.

A hora de partida será às 8h30 (não há necessidade de antecipar), no posto de abastecimento da BP, em Loures.

Boa Clássica!  

quinta-feira, setembro 19, 2013

Crónica de Torres-Matacães e próximo domingo, Oeste


A adesão à volta do passado domingo foi condicionada pelo rescaldo doloroso da ultramaratona Caneira-Vieira-Caneira (240 km), na véspera, e pela realização, nesse dia, do contra-relógio por equipas Alverca-Reguengos. Por isso, grupo pouco numeroso, mas com bom nível geral. A registar, presença dos dois Masters alverquenses, Capela e Cunha, em boa forma de final de temporada. Além destes, eu, o Jorge, o Bruno de Alverca, o Jony, o Jorge Damas, o Carlos Santos, um elemento que pressupus também ser da zona de Alverca (foi uma espécie de volta à moda da casa...), equipado com uma (míni) Jorbi com o nome de Ricardo Mestre (ter-lhe-á pertencido), e o Nuno Mendes.

Saída em direção ao Tojal e a Bucelas com o vento a soprar de cara. Ritmo imposto por mim, que permitiu desde logo concluir que seria uma tirada fortemente marcada por aquele «fator». Pelo menos, enquanto rumássemos a norte (até Torres).

Como tal, desaconselhava-se, de todo, o andamento que se passou a imprimir desde a base da subida do Alqueidão. O mote foi dado pelos Masters, mas também o Jony, o Carlos Santos e o Jorge contribuíram para que, no topo, o cronómetro marcasse abaixo dos 25 minutos! Obra, com tanto vento. Mas o efeitos foram nefastos. Forte desgaste, grupo «partido». No alto, apenas os mais fortes nesse dia: Capela, Cunha, Jorge e Carlos Santos. Eu a descolar nos últimos 500 metros –, por «culpa» do Contador de Alverca, que pegou no grupo quando este parecia estar, finalmente, a parar...

Reagrupamento no Sobral, descida rapidíssima para Dois Portos e ligação a Matacães, Sarge e Torres sempre em bom ritmo, mas sem a intensidade do Alqueidão. Em Torres, «Hora Coca-Cola...».

A saída, num terreno difícil, não foi... fácil. Até ao topo de Catefica (nó da A8) puxei para fazer a recolagem a «uns» apressados no arranque. Mas no Carvalhal, quando o grupo se aprestava a ficar de novo compacto (nota: à exceção do rapaz da Jorbi, que ficou algures no Alqueidão), comecei a sentir dificuldades (musculares). Ai, o fortíssimo treino da véspera, a ser castigador! Felizmente, o Cunha ofereceu-me a sua roda e permitiu recolar-me quando a vontade já não era muita... Até à base da subida de Vila Franca do Rosário, rolou-se moderadamente (35 km/h).

E a subida não trouxe grandes amargos. Ainda bem... Apenas, quando o terreno inclinou mais, à passagem pela vila, a intensidade subiu uns patamares, sempre sob a batuta dos Masters, mas com a maioria a resistir estoicamente, e aparentemente sem dificuldades nas suas rodas – só o Jony e o Nuno Mendes cederam. O sprint final, todavia, voltou a revelar os mais poderosos: Capela, Cunha, Jorge e Carlos Santos. Pouco atrás, mas «pregados», eu e o Bruno.

Mas houve mais... diversão! Na descida da Venda para Bucelas, velocidade ligeirinha, curvas com estilo e topos musculados. Média de 45 km/h. Não foi propriamente para «desenrolar» as pernas. No final, no meu pecúlio 5h00 «redondas». A acumular para o Skyroad.

 
No próximo domingo, a volta é a do Oeste, num dos mais interessantes percursos do calendário.

Neutralizações sugeridas para reagrupamento, em caso de necessidade.

- Venda do Pinheiro (rotunda da Venda do Valador)

- Catefica (rotunda do nó da A8)

- Murgueira (junto ao café)
 
Percurso da Clássica Pina Bike (dia 29) em fase final de elaboração. Promete ser empolgante!      

quarta-feira, setembro 11, 2013

Clássica dos Campeões adiada para dia 29

Por lapso, a informação que foi publicada sobre as alterações nas próximas voltas estava errada. A correta é a seguinte

Devido à realização do contra-relógio por equipas, Alverca-Reguengos, no próximo domingo, dia 15, a Clássica dos Campeões, que estava marcada para esse dia será adiada para dia 29 de setembro (domingo). Assim, a Clássica Pina Bike, que estava marcada para este dia, transita para o dia 20 de outubro, encerrando deste modo, e um pouco mais tarde, a temporada de 2013. 
Para este domingo (15), marca-se então a Volta de Torres (Matacães), cujo percurso é o seguinte.